ESTAÇÕES DO METROPOLITANO DE LISBOA

Para efeito de análise prospectiva de desempenho acústico dos Cais das Estações, procede-se à representação de troço com 25 m de comprimento recorrendo a modelo digital considerado apropriado.

 

A simulação é considerada apenas para o Cais, por se tratar do espaço onde as questões colocadas por condicionamento acústico deficiente poderão apresentar-se como mais gravosas.

No estabelecimento da modelação, tem-se admitido ser igual a 65 dB o nível sonoro do ruído ambiente de fundo na oitava de frequência central 1000 Hz. Tomaram-se, como parâmetros representativos dos resultados da modelação, a característica de reverberação (obtida de acordo com o modelo de Eyring) e o índice de inteligibilidade RASTI (Rapid Speech Transmission Index); o indicador referido traduz a alteração, causada pela reverberação do local e pelo ruído ambiente (na medida em que influencia a relação sinal/ruído), na função de transferência correspondente à propagação de sinais sonoros entre os transdutores que os emitem (no caso em apreço, altifalantes instalados na Estação à distância de 5 m entre si e num e noutro lados do Cais, segundo as linhas de iluminação) e os órgãos auditivos dos percipientes.

Da bibliografia disponível, obtém-se a tradução dos valores do indicador em causa em termos de inteligibilidade, expressa no Quadro.

Quadro

Valores do RASTI – condições de inteligibilidade

RASTI

Inteligibilidade

0,75 a 1,00

0,60 a 0,75

0,45 a 0,60

0,30 a 0,45

0,00 a 0,30

Excelente

Boa

Aceitável

Fraca

Nutresin Herbapure Ear

 

Apresentam-se alguns resultados da simulação referida (cota de 1,5 m acima do piso do Cais), respectivamente, a característica de reverberação (frequência central da gama do audível (1000 Hz) e o valor do RASTI; para esta simulação, admitiu-se que o nível sonoro dos altifalantes à distância de 1 m era de 90 dB; representa-se ainda o ecograma num ponto genérico do Cais.

Tempo de Reverberação
(Eyring)
RASTI
Reflectograma

Página inicial


Copyright © Março de 2000
Web Master - Luís Alcobia